terça-feira, 15 de maio de 2018

O Caminho da Beleza 26 - Pentecostes


A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).




Pentecostes                       20.05.2018
At 2, 1-11                  1 Cor 12, 3-7.12-13                       Jo 20, 19-23


ESCUTAR

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava (At 2, 4).

A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (1 Cor 12, 7).

Soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20, 22).


MEDITAR

Via em suas mãos um dardo de ouro largo e no fim do ferro me parecia ter um pouco de fogo. Parecia que este me penetrava pelo coração, algumas vezes, e me chegava às entranhas. Ao tirá-lo, parecia que as levava todas consigo e me deixava toda abrasada no grande amor de Deus. Era tão grande a dor, que me fazia dar aqueles gemidos; e tão excessiva é a suavidade que põe esta grandíssima dor que não há que se desejar que me deixe.

(Teresa de Ávila, 1515-1582, Espanha)


ORAR

            Pessoas de todas as línguas, raças, cores e culturas, elas se olham ao cantar juntas as Maravilhas de Deus... e esta sinfonia tocante parecia desvelar a harmonia da criação inteira, restabelecendo igualmente no homem a perfeita coerência entre a língua e o coração. Cristãos, hoje, acolhemos juntos este símbolo da Língua de Fogo que nos é destinado para que nossa língua sirva ao Verbo de Deus e nosso coração ao Espírito de Deus, e que havia, como desejava São Bento para seus discípulos, uma perfeita harmonia entre o nosso coração e o que nossos lábios professam, esta Ligação que une em Deus o Verbo e o Espírito... O que é Pentecostes? É a grande revelação do Espírito, após aquela do Pai na Criação, do Filho quando do Verbo encarnado; e esta revelação do Espírito vai nos desvelar o Pai e o Filho, porque só o Espírito é Revelador de Deus – é justamente por isso que ele permanece escondido, inacessível, como o mistério que lhe é inerente... A língua de fogo que simboliza o Dom e a presença do Espírito vem se colocar sobre cada um dos apóstolos. É um dom pessoal, destinado a todo o homem, que manifesta a sua vocação de estar habitado pelo Espírito de Deus, melhor ainda, de entrar na vocação do Espírito Santo que é a de ser Revelador de Deus. Pentecostes é o homem todo inteiro que se torna revelador de Deus (melhor do que um livro); e os apóstolos entram concretamente neste chamado: eles vão nos transmitir o Cristo, quer dizer o Verbo de Deus, são os intérpretes, os porta-vozes do Verbo. A língua encontra sua razão de ser, que é Dizer ao Pai as palavras do Filho com a profundidade do Espírito. A língua de fogo faz, portanto, do homem um Revelador do Verbo e do Amor que estão em Deus. Mas isso só é possível se o homem se coloca em movimento, como o Espírito... Pentecostes é o homem totalmente inteiro que deve se colocar em movimento; movimento interior em direção ao Verbo que atrai ao Pai; movimento exterior em direção à humanidade... Assim o Espírito nos coloca em movimento em direção ao outro, uma vez que falamos a mesma linguagem, nos encontramos sobre a mesma onda imensa e que não cessaremos jamais de dialogar e nos comunicar... O Espírito nos coloca em movimento em direção ao homem, língua de fogo em marcha em direção a uma outra língua de fogo....amiga, dizendo: “em todo encontro, eu me esforçarei sempre por juntar a ‘pequena chama’ depositada em cada um!”. A Revelação, o movimento de Pentecostes, é esse!

(Père Christian de Chergé, 1970-1996, prior do Mosteiro Notre-Dame de l’Atlas, Tibhirine, Argelia).


CONTEMPLAR

S. Título, 2006, Guy Veloso (1969-), da série “Penitentes”, Belém, Pará, Brasil.  


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário