domingo, 24 de dezembro de 2017

O Caminho da Beleza 05 - Natal do Senhor

A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12).


Natal do Senhor              25.12.2017
Is 52, 7-10               Hb 1, 1-6                  Jo 1, 1-18


ESCUTAR

Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação (Is 52, 7).

“Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei” (Hb 1, 5).

A Deus ninguém jamais viu. Mas o unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer (Jo 1, 18).


MEDITAR

O sagrado no Cristo não é qualquer coisa que existe sob os ferrolhos ou que é colocada atrás das grades ou ainda sob véus impenetráveis. O sagrado em Jesus é o homem, é o próprio homem. São as nossas mãos, o trabalho de nossas mãos; são os nossos olhos e a luz que os preenche; são os nossos corações e esta maravilhosa capacidade de amar. Isto tudo é o que constitui o sagrado que perpetua a Encarnação e que não cessa de tornar presente o Cristo entre nós.

(Maurice Zundel)


ORAR

            São raros os que festejam o Natal!... Os que festejam o Natal vêm de longe. Erguem-se de repente do meio de um povo indiferente, partem, deixam tudo atrás de si, trazem o que têm de mais precioso e vão firmes em frente, sem mesmo saber a quem lhes será dado oferecê-lo. Quão poucos há entre nós que creem na Natividade! Rezemos para que alguns de nós se desabituem deste hábito, desta ilusão de crer que é a pior falta de fé, e se ponham a escutar o que em meio a esta noite neles surge de alegre, de novo, de vivo e de forte. De nada nos serve que o Senhor tenha nascido há dois mil anos atrás se nada nasce verdadeiramente hoje. De nada serve que ele tenha proferido palavras de Deus há dois mil anos atrás se não houver hoje quem nos fale da parte de Deus. De nada nos serve que há dois mil anos tenha feito gestos de Deus; que há dois mil anos a ternura de Deus se tenha manifestado, se ninguém há hoje entre nós para amar, cuidar, compadecer, se não nos amamos um pouco, hoje, uns aos outros. A maravilha desta noite, irmãos, é que Deus, entre nós, se pode tornar vivo. Há sempre necessidade de um corpo, de mãos para curar, de braços para apoiar, boca para falar, coração para amar. Em qual de nós irá ele nascer esta noite? Oh! Por certo que há de ser um nascimento pobre, uma criança frágil e ameaçada. Envolvei-a em pobres linhos, deitai-a sobre a palha de um presépio. Será uma festa humilde em confronto com as festas do mundo.

(Louis Evely, 1910-1985)


CONTEMPLAR

Mãe e Filho, 1962, Walter Chapell (1925-2000), Novo México, Estados Unidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário