segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O Caminho da Beleza 04 - IV Domingo do Advento

A palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante que espada de dois gumes (Hb 4, 12)


IV Domingo do Advento                      24.12.2017
2 Sm 7, 1-5.8-12.14.16                Rm 16, 25-27                     Lc 1, 26-38


ESCUTAR

“Vê, eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!” (2 Sm 7, 2).

Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu evangelho (Rm 16, 25).

“Para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37).


MEDITAR

Sede o que sou. Eu sou o Amor. Sede amor. Não vos é possível atingir a plenitude do Amor. Mas é possível a cada um, e sempre, orientar-se para ele, tender para ele, dar alguns passos na via sagrada. Haverá muitos obstáculos, muitas quedas, muitos acidentes. Mas toda a vontade de se dar ao Amor, todo movimento verdadeiro de Amor, tem um valor infinito. As derrotas podem se acumular. É preciso, contudo, recomeçar sempre a amar.

(Um monge da Igreja Oriental)


ORAR

Hoje, o grão de trigo foi disposto numa terra virgem. O mundo afaimado exulta e bendiz de alegria. A natureza inteira prepara os dons que oferecerá para o menino. A terra irá oferecer uma manjedoura e as cidades vão oferecer Belém. Os ventos oferecerão sua obediência e o mar sua submissão. As profundezas do mar oferecerão os peixes da pesca miraculosa e os peixes eles mesmos uma peça de moeda. As águas vão oferecer o Jordão, as fontes vão oferecer a Samaritana e o deserto, João Batista. Os animais oferecerão um jumento e os pássaros uma pomba. As estéreis oferecem Isabel e as virgens Maria. Os sacerdotes vão oferecer Simeão e as viúvas Ana. Os pastores vão oferecer seus cantos e as crianças seus ramos. Os perseguidores oferecerão Paulo e os pagãos uma cananeia. A hemorroíssa oferecerá sua fé e a prostituta seu perfume. As árvores oferecerão Zaqueu e as florestas uma cruz. O Oriente oferecerá uma estrela e Gabriel sua saudação: “Alegra-te, tu a quem uma graça foi feita, o Senhor está contigo; ele é mesmo de ti e em ti. Em ti, para onde veio segundo seu bom agrado. De ti, da qual sairá, pois ele desejou que fosse assim. Ele próprio antes de ti, pois antes de todos os séculos, sem alteração e de maneira inefável, ele foi engendrado pelo Pai”. Maria é mãe, pois ela colocou no mundo aquele que quis nascer. Ela se disse serva, e dizer que ela é serva, é confessar sua natureza humana e a graça de Deus. Ela é uma arca que porta não mais a lei, mas o autor da lei. “O Senhor está contigo”: ele está de hoje em diante com nós todos, Emmanuel, Deus Conosco. O Senhor está conosco, e agora todo erro desaparece; agora os demônios tremem e estão em fuga. O Senhor está conosco: a morte ficará adormecida, os mortos vão ser libertados. O Senhor está conosco, não mais um subalterno, nem um anjo, mas o Senhor ele mesmo. Ele vem para nos salvar. Aquele que os céus não podem conter, uma virgem o recebeu; nela ele se fez carne. Hoje, o grão de trigo foi disposto numa terra virgem. O mundo exulta e bendiz de alegria.

(Proclo de Constantinopla, 446 d.C.)


CONTEMPLAR

Mulher muçulmana [Rohingya], desalojada pela violência recente em Kyukphyu, Myanmar, chora após chegar ao campo de refugiados, 2012, Soe Zeya Tun, Agência Reuters, Yangon, Myanmar.



3 comentários: