segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O Caminho da Beleza 53 - Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Muitos pensam de modo diferente, sentem de modo diferente. Procuram Deus ou encontram Deus de muitos modos. Nesta multidão, nesta variedade de religiões, só há uma certeza que temos para todos: somos todos filhos de Deus. Que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça.
(Papa Francisco, 2016)

Não temos um só Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que trabalhamos tão perfidamente uns contra os outros?
(Ml 2, 10)

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo                 26.11.2017
Ez 34, 11-12.15-17            1 Cor 15, 20-26.28                       Mt 25, 31-46

ESCUTAR

Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas” (Ez 34, 11).

Em Cristo todos reviverão (1 Cor 15, 22).

“Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos” (Mt 25, 32).


MEDITAR

Em 1935, Hitler havia dito que “se a guerra viesse, ele englobaria e resolveria a questão da eutanásia, porque era mais fácil fazê-lo em tempo de guerra”. O decreto foi cumprido imediatamente no que dizia respeito aos doentes mentais e, entre dezembro de 1939 e agosto de 1941, cerca de 50 mil alemães foram mortos com monóxido de carbono em instituições cujas salas de execução eram disfarçadas exatamente como seriam depois em Auschwitz – como salas de duchas e banhos... Os homens que haviam sido empregados no programa de eutanásia na Alemanha foram então mandados para o Leste para construir as novas instalações para o extermínio de todo um povo” (Hannah Arendt).


ORAR

      Os textos deste domingo encerram o ano litúrgico e nos fazem refletir sobre o julgamento derradeiro. O profeta nos faz saber que este não será uma anistia ampla, geral e irrestrita, pois o amar do Senhor é fazer justiça e tomar partido pelos menores entre os menores. A comunidade de Mateus revela que o Filho do Homem é Jesus, o Crucificado, e seu poder é o Reino do Amor que renuncia a si mesmo para construir a fraternidade entre homens e pecadores. É este Jesus cheio de “sabedoria, glória e realeza” que recebe do Pai o poder de julgar. O Evangelho nos faz saber que o único critério para o julgamento derradeiro, e que diz respeito a todas as nações da terra, é o amor aos menores, aos considerados insignificantes. Devemos atender à oração de São João Crisóstomo: “Rende-te ao meu modesto pedido: não peço nada que te custe; somente pão, teto e algumas palavras de consolo”. Todas as nossas “celebrações” serão abominadas pelo Senhor se não forem celebrações do testemunho efetivo da comunidade para com os irmãos menores entre nós. O Ressuscitado, como um mendigo, bate à nossa porta e nos pede sempre, com a mão estendida, alguma coisa. Ele quer ser alimentado por nós, pois Ele quer ser o nosso devedor. Porque nos ama, Ele quer sempre estar sentado em nossa mesa, entre amigos, e proclamar ao mundo que a fraternidade é possível e não é um mero sonho ou quimera. O Ressuscitado quer se apresentar ao mundo como Alguém a quem alimentamos, damos de beber, acolhemos, vestimos, visitamos na prisão, nos hospícios e nos hospitais. A grande revelação do Evangelho é que seremos julgados pelo que não fizemos: “Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizeste”. Ainda é tempo de amar, de praticar o amor, pois ninguém sabe nem o dia e nem a hora derradeiros. E praticar este amor é seguir à risca o roteiro traçado pelo profeta que nos garante como prêmio a Coroa da Vida: “O jejum que eu prefiro é este: acabar com a injustiça qual corrente que se arrebenta; acabar com a opressão qual canga que se solta; deixar livre os oprimidos, acabar com toda espécie de imposição e jamais te esconder do pobre do teu irmão. Aí, então, qual novo amanhecer, vai brilhar a tua luz e tuas feridas hão de sarar rapidamente. Teus atos de justiça irão à tua frente e a glória do Senhor te seguirá. E quando o invocares, o Senhor te atenderá e ao clamares, Ele responderá: Aqui Estou!” (Is 58, 6-9).


CONTEMPLAR

S. Título, 1998, França, Paris, Museu Rodin, Elliot Erwitt (1928-), Magnum Photos, franco-americano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário